PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 16823 > CRUZEX 2013 – DIRETOR FALA SOBRE AS NOVIDADES DO MAIOR EXERCíCIO DE COMBATE AéREO DA AMéRICA LATINA

CRUZEX 2013

Diretor fala sobre as novidades do maior exercício de combate aéreo da América Latina

Publicado: 2013-10-30 11:16:19

Em entrevista à FAB TV, o diretor da CRUZEX Flight 2013, Brigadeiro do Ar Mário Luis da Silva Jordão, fala sobre a importância do maior exercício de combate aéreo da América Latina. Realizada pela Força Aérea Brasileira desde 2002, o treinamento traz novidades nesta edição. “Houve um processo evolutivo muito grande, de conhecimento, de incorporação de doutrinas, com isso conseguimos trazer mais países. Isso aumenta a interação entre as forças aéreas, aumenta a troca de conhecimento, padroniza ações para que a Força Aérea Brasileira possa atuar no cenário internacional em ações conjuntas com outras forças aéreas”, explica o oficial-general.

Neste ano o número de países participantes é recorde: nove. São mais de 90 aeronaves. Serão realizados voos de pacote com aproximadamente 75 aeronaves por missão. Haverá aumento do número de missões de transporte aéreo e participação de forças especiais. Além disso, o exercício realizado a partir da Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, incorpora a tecnologia do shot validation, um sistema que vai conferir mais precisão a validação do emprego dos armamentos nos exercícios de combate.  Veja entrevista:

Saiba mais -  A cobertura completa da CRUZEX também pode ser acompanhada no site www.cruzex.aer.mil.br e em tempo real pelos canais de mídias sociais da FAB.